Geografia - Segunda Licenciatura
Geografia - Segunda Licenciatura
Sobre o curso
De alunos empregadosExcelência no mercado de trabalho
Prezado,
As atividades práticas presenciais dos cursos híbridos serão realizadas em um polo com laboratório e equipamentos específicos, diferente do polo de matrícula.
No caso de dúvidas, consulte seu polo.
A Segunda Licenciatura em Geografia da UniCesumar prepara professores para ampliar sua área de atuação, oferecendo conhecimentos que permitem compreender e ensinar os processos que estruturam o espaço geográfico. Ao longo da formação, você estudará temas ligados ao meio ambiente, clima, sociedade, urbanização e organização territorial, desenvolvendo uma visão crítica e integrada da relação entre natureza e sociedade.
Com um modelo de ensino dinâmico e organizado em módulos trimestrais, o curso pode ser concluído em 12 meses, garantindo agilidade e qualidade na formação. Assim, o professor se torna apto a atuar na docência da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio, com uma prática pedagógica atualizada e alinhada às demandas da educação contemporânea.
Inscreva-se agora e amplie suas possibilidades profissionais com a excelência da UniCesumar.
A pós-graduação em Geografia é voltada para quem já possui formação na própria área e deseja se aprofundar em conteúdos específicos, mas não garante, em todos os casos, a habilitação para dar aulas.
Já a segunda licenciatura em Geografia é destinada a quem já possui uma licenciatura em outra área e quer ampliar sua atuação docente. Com ela, o professor obtém a habilitação necessária para lecionar Geografia na educação básica.
A Licenciatura em Geografia aborda temas como Hidrogeografia, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica, Geografia da Saúde, Psicologia da Educação, Geomorfologia, Estatística e Probabilidade, bem como outras aulas que desenvolvem o senso crítico do futuro licenciado.
A licenciatura em Geografia abre portas para um campo profissional estável, já que a necessidade de professores habilitados em escolas públicas e privadas permanece constante.
Outro ponto em crescimento são os projetos ligados à educação ambiental, cidadania e geopolítica, que ganham espaço em políticas educacionais e em iniciativas sociais, ampliando ainda mais as oportunidades de trabalho para o professor licenciado.
A licenciatura qualifica o profissional para atuar como professor no ensino fundamental e médio, mas também abre portas para trabalhos em elaboração de materiais didáticos, consultorias e em produções educacionais.
Com base na formação geográfica, o licenciado tem potencial para atuar em editoras, cursos para vestibular e concursos, projetos educativos e produzir conteúdos pedagógicos com profundidade do conhecimento territorial.
O curso exige o cumprimento de estágio supervisionado obrigatório, previsto nas diretrizes do MEC para formação de professores. Essa etapa é essencial para garantir a vivência prática em sala de aula.
Na UniCesumar, o estágio ocorre nas etapas finais do curso, podendo ser realizado em escolas parceiras e em instituições previamente autorizadas. A coordenação orienta e supervisiona esse processo, para que o aluno possa executar suas atividades de forma acessível à sua rotina.
Não é necessário ter experiência prévia com Geografia para iniciar esta graduação. O curso é estruturado para formar o aluno desde os fundamentos até os conhecimentos didáticos e pedagógicos mais complexos.
O mais importante é ter interesse em lecionar no tema e possuir habilitação de licenciatura em qualquer outra área do conhecimento.
- Sobre o Curso
- Onde você pode trabalhar
- Conheça suas disciplinas
- Como é estudar na UniCesumar
- Opinião de quem é aluno
Ao realizar sua Licenciatura em Geografia na EAD UniCesumar, você poderá atuar como professor nos ensinos fundamental e médio e também em escolas públicas e privadas. É possível ministrar aulas no ensino superior mediante a continuação de seus estudos em cursos de pós-graduação. Atualmente, a atuação dos professores vem ganhando força em áreas como a produção e análise de materiais pedagógicos (como apostilas, livros didáticos e paradidáticos), bem como em consultorias, cursinhos, editoras e outras instituições que requerem o conhecimento geográfico.
Aqui, você se desenvolve através de uma metodologia intuitiva, com profissionais experientes compartilhando conhecimentos essenciais para sua carreira, além de atividades e recursos para uma experiência imersiva e prática, que torna você o protagonista do seu aprendizado.
- Material didático digital e gratuito: escolha estudar onde e quando quiser.
- Navegação gratuita no UniCesumar Studeo APP com internet patrocinada. Confira suas notas, acesse as trilhas de aprendizagem e estude com o material didático digital que não consome seu pacote de dados.
- Recursos educacionais: seu aprendizado é realizado com games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica.
- Provas: divididas por módulo, nossas provas são agendadas e podem ser feitas em qualquer polo.
Licenciatura com nota 4* pelo MEC.
*Em uma escala de 1 a 5, o MEC reconhece cursos que trazem a melhor formação para o estudante.
1º Módulo
- HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
- PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
- LIBRAS
2º Módulo
- GEOGRAFIA POLÍTICA, ECONÔMICA, TERRITÓRIO E REDES
- PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: AGRÁRIO E URBANA
- GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
3º Módulo
- GEOGRAFIA FÍSICA
- CARTOGRAFIA
- GEOPROCESSAMENTO
- ESTAGIO SUPERVISIONADO I: ENSINO FUNDAMENTAL
4º Módulo
- GEOLOGIA E PEDOLOGIA
- FUNDAMENTOS DA CLIMATOLOGIA
- HIDROGEOGRAFIA
- ESTAGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO MEDIO
Dayane Reinholz Ruiz
Polo: Cacoal-RO
“Estou me surpreendendo com o curso, amando cada descoberta e conteúdo. Eu tenho muitas dúvidas, mas sempre tem alguém disposto a me ajudar tanto no Studeo, quanto no polo da minha cidade. Os professores, em especial o mediador, são sensacionais, a preocupação deles, sempre fazem de tudo para compreendermos. Adoro os projetos que fazemos no curso, gosto muito da instituição, é excelente para mim.”




