Comunicação Institucional
Comunicação Institucional
Prezado,
As atividades práticas presenciais dos cursos híbridos serão realizadas em um polo com laboratório e equipamentos específicos, diferente do polo de matrícula.
No caso de dúvidas, consulte seu polo.
De alunos empregadosExcelência no mercado de trabalho
Sobre o curso
A Comunicação Institucional desempenha um papel estratégico dentro das organizações, pois contribui diretamente para a gestão da reputação e da identidade empresarial. Dessa forma, empresas, órgãos públicos e organizações precisam de profissionais capacitados para gerenciar sua comunicação corporativa.
Pensando nisso, a Graduação em Comunicação Institucional da UniCesumar foi estruturada para desenvolver profissionais capazes de atuar com planejamento estratégico, relacionamento institucional e gestão de imagem corporativa. Assim, essa formação abre portas para diversas oportunidades em empresas privadas, assessorias de comunicação e institutos de pesquisa de mercado.
Inscreva-se agora e destaque-se na área da comunicação!
Esse setor engloba todas as estratégias voltadas para a construção e manutenção da imagem de uma organização. Por isso, ela é fundamental para garantir que a empresa se comunique de forma clara e eficiente.
Dentro desse contexto, existem diferentes tipos de comunicação, como:
- Comunicação interna, que promove a interação entre colaboradores e gestores.
- Comunicação externa, direcionada a clientes, fornecedores e investidores.
- Comunicação digital, utilizada em redes sociais, websites e plataformas on-line. Pode ser externa e interna.
Dessa forma, essa profissão se tornou indispensável para empresas que buscam credibilidade e fortalecimento da marca no mercado.
O mercado é amplo, pois diversas organizações precisam de profissionais qualificados para fortalecer sua presença e relacionamento com o público. Assim, algumas das principais áreas de atuação incluem:
- Departamentos de comunicação corporativa, no setor público e/ou privado.
- Assessorias de comunicação, auxiliando na relação com a mídia.
- Empresas de planejamento estratégico, desenvolvendo projetos e campanhas.
- Institutos de pesquisa de mercado, analisando tendências e impactos da comunicação.
Por isso, quem se forma nessa área encontra diversas oportunidades, podendo atuar em diferentes setores.
A Graduação em Comunicação Institucional tem duração de 2 anos, sendo um curso tecnólogo voltado para uma formação rápida e alinhada às necessidades do mercado.
Ao longo do curso, os alunos estudam disciplinas que englobam diferentes tipos de comunicação, bem como o planejamento e a execução de estratégias para fortalecer a identidade corporativa. Assim, as principais áreas abordadas incluem a gestão da comunicação corporativa e o planejamento estratégico da comunicação.
Dessa forma, o curso proporciona um aprendizado dinâmico e aplicado, preparando o aluno para atuar de forma eficaz no setor.
O salário em Comunicação Institucional pode variar conforme o cargo, a experiência e o setor de atuação do profissional. Em média, os valores são:
- Início de carreira: R$ 1.500 a R$ 2.500, em cargos de comunicação corporativa.
- Plenos e seniores: entre R$ 5.000 e R$ 10.000.
- Gestores: podem ultrapassar R$ 12.000 em grandes empresas.
Dessa forma, conforme o profissional ganha experiência, ele pode conquistar posições estratégicas e elevar sua remuneração.
A formação inclui disciplinas que capacitam os alunos a atuarem em diversos segmentos da comunicação corporativa. Assim, os principais conteúdos abordados são:
- Planejamento estratégico da comunicação, garantindo ações eficazes.
- Gestão de imagem e reputação organizacional, fortalecendo a marca.
- Relacionamento institucional e assessoria de imprensa, auxiliando na comunicação com a mídia.
- Análise dos diferentes tipos de comunicação, incluindo interna, externa e digital.
Por isso, a graduação proporciona um aprendizado prático e atualizado, permitindo que os alunos estejam preparados para os desafios do mercado.
Onde você pode trabalhar
Com um mercado muito amplo, o profissional de Comunicação Institucional poderá atuar em empresas públicas ou privadas por todo o Brasil. A comunicação nas empresas não é só uma ferramenta essencial para o processo de desenvolvimento e crescimento no mercado, mas também uma necessidade para os públicos com os quais a empresa se relaciona, a fim de contemplar as demandas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental.
No mercado, você poderá atuar:
- Na área de comunicação de empresas públicas e privadas;
- Em assessorias de comunicação;
- Em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos;
- Em institutos de pesquisa de mercado.
Estude com a UniCesumar e comece uma nova carreira promissora. Faça já a sua matrícula!
Conheça suas disciplinas
Como é estudar na UniCesumar
Aqui, você se desenvolve através de uma metodologia intuitiva, com profissionais experientes compartilhando conhecimentos essenciais para sua carreira, além de atividades e recursos para uma experiência imersiva e prática, que torna você o protagonista do seu aprendizado.
- Material didático digital e gratuito: escolha estudar onde e quando quiser.
- Navegação gratuita no UniCesumar Studeo APP com internet patrocinada. Confira suas notas, acesse as trilhas de aprendizagem e estude com o material didático digital que não consome seu pacote de dados.
- Recursos educacionais: seu aprendizado é realizado com games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica.
- Provas: divididas por módulo, nossas provas são agendadas e podem ser feitas em qualquer polo.



