O profissional de comércio exterior organiza, planeja e gerencia a logística, seguros e operações de comércio exterior, elabora objetivos e metas de exportação e desenvolve os fluxos pertinentes para cada transação.
Organiza as atividades de exportação e importação, despachos e legislação aduaneira, transações financeiras e contratos.
Possui domínio da rotina de controle administrativo, coordena os fluxos de embarque e desembarque de produtos. Pesquisa e prospecta oportunidades de mercado, define e supervisiona planos de ação. Nesse sentido, negocia e executa operações nos âmbitos legais, tributários e cambiais.
Avalia os problemas de suprimento sistematizando os dados necessários a uma contratação de câmbio, firmando o contrato com a entidade financeira, preparando a fatura comercial e o documento de saque/cambial e verificando o meio de transporte selecionado pelo exportador.
Analisa os regimes alfandegários e cambiais, o sistema de taxas e impostos em vigor nos países em que pretende operar, visando sua atualização permanente na área.
O profissional desta área pode atuar nas organizações privadas e públicas assessorando investidores, analisando os mercados mais promissores, produzindo relatórios das tendências de mercado, acompanhando negociações internacionais e especificando as condições até o final da transação;
Avaliando o cenário mundial, dando diretrizes aos clientes a respeito da economia e das relações entre as nações, analisando as possibilidades de negócios. Como empreendedor em negócio próprio, prestando assessoria e consultoria em sua área;
No ensino como professor, ou ministrando palestras sobre o mercado internacional. Engloba ainda atuação em empresas Trading Companies, de logística internacional, companhias privadas dos mais diversos setores que realizam importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, operadoras de câmbio e de seguro, instituições de ensino e centros de pesquisa.